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Natal sem peso na consciência… e na balança!

Publicado em 2018-11-26

Natal sem peso na consciência… e na balança!

Com o Natal à porta, o mais natural será começar com os jantares de trabalho ou de amigos já em Novembro, e depois arrastá-los até bem pertinho do dia 24, o que já não deixa grande margem para gastar os excessos antes de voltar a cometer “excessos alimentares”.

Quase inevitavelmente há um aumento de peso depois das épocas festivas, mas, deixo aqui algumas dicas para atenuar o aumento e, mesmo assim, aproveitar o natal e o ano novo da melhor maneira.

 

  1. Atenção aos jantares de natal

- Tente conhecer o menu do restaurante antes de lá chegar, ficando já com uma ideia das opções que existem. Posto isso, escolha pratos grelhados ao invés de fritos;

- Se não houver sopa no menu, coma uma sopa de legumes antes de sair de casa. Vai ser bem mais fácil resistir à panóplia de entradas com que somos atacados mal nos sentamos;

- Escolha uma peça de fruta para sobremesa em vez de um doce, preferencialmente uma que seja rica em vitamina C. Dessa forma promove a absorção do ferro da refeição enquanto mata a vontade de comer doces;

- Por último, opte por acompanhar a refeição com água. Evite a todo o custo os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

 

  1. Não se prive por completo

Apesar de dever moderar o que come nos jantares de grupo, e de dever fazer escolhas mais saudáveis, não deixe de comer algo mais pecaminoso de vez em quando. Caso contrário vai andar mais desconsolado/a e vai acabar por exagerar ainda mais no natal, onde “os olhos são maiores do que a barriga”.

 

  1. Mantenha a sua rotina nos dias festivos

Provavelmente a tendência será comer menos e saltar refeições para se guardar para as coisas boas que vai haver ao jantar, mas esse é um erro que deve evitar. Isto porque vai chegar à mesa com mais fome e mais apetite, acabando por ingerir alimentos que se calhar noutra altura nem comeria.

 

  1. Salte as entradas

Não deite tudo a perder ainda antes de a refeição começar! Se quiser fazer entradas faça algo diferente, como hummus, ou pera com presunto no forno, ou mesmo uma simples salada de alface e rúcula com romã.

 

  1. Modere os hidratos

Se a sua tendência é exagerar nos doces, poupe então alguns hidratos ao longo do jantar:

- Não acompanhe a refeição com pão;

- Encha bem o prato com hortaliça e bacalhau, em vez de batatas cozidas;

- Prefira a água aos refrigerantes, ou se não os dispensar, junte 1/2 copo de refrigerante a 1/2 copo de água.

- Para além dos hidratos, não se esqueça de não afundar o bacalhau e a hortaliça em gordura! Um bom fio de azeite é mais que suficiente.

 

  1. Comece pela fruta

Na hora da sobremesa, corte uma boa fatia de ananás ou abacaxi para ajudar na digestão, ou umas rodelas de laranja, kiwi e papaia.

 

  1. Qualidade em vez de quantidade

Chegando agora aos doces, pense naquele que mais gosta, o que não dispensa, o que espera o ano todo para comer. Não ande a saltitar de doce em doce a comer um bocadinho de cada, senão o que acontece é que vai perder o controlo daquilo que está a comer.

 

  1. Não se esqueça da água

Convém ir bebendo água ao longo do dia, não apenas para controlar o apetite, mas também para ajudar o organismo a digerir todos os excessos.

Além disso, a água é um aliado importante para combater a retenção de líquidos que pode acontecer nesta altura.

O peso extra no início do ano não se deve apenas à acumulação de gordura, mas também à água que é retida por causa dos alimentos mais salgados, e da que é armazenada juntamente com o glicogénio.

 

  1. Rejeite as sobras

Se ficar com algumas sobras, congele mal chegue a casa. Dessa forma não vai ter a tentação de continuar a comer doçaria e não vai ser mais uma semana de prejuízo.

 

  1. A semana de intervalo

Normalmente esta é a semana em que se anda a acabar com as sobras, em vez de ser a semana de voltar à rotina… mas sobre isso já falei no pronto anterior. O que quero dizer agora é para apostar nas verduras, carnes brancas, peixes magros, ovos e exercício físico entre o natal e o ano novo.

O nosso corpo já vai estar mais que saturado de açúcar, por isso dê-lhe algum descanso. Ajude o seu corpo a reencontrar o equilíbrio através de escolhas alimentares corretas, exercício físico e de muita água.

 

Mensagens a reter:

- Não se prive e aproveite os dias festivos, mas não deixe que tudo gire à volta da comida. O mais importante continua a ser o convívio, certo?

- Pode perfeitamente fazer pequenas substituições para tornar a doçaria de natal mais equilibrada (workshop de natal bitfit), mas se é do tradicional que realmente gosta, tenha em mente as dicas que mencionei. O equilíbrio é a chave.

 

Quero desejar-vos um ótimo Natal, e que os dias do Ano Novo sejam uma sequência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!
NUTRIÇÃO

Inês Mota (Nutricionista)

"C.P. 3514N"